Cabeçalho

27 de jun de 2016

Receita: Como fazer Cuca de Goiabada








Massa

10 gr de fermento biológico seco
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite morno
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina, (temperatura ambiente)
1 ovo
3 xícaras de chá farinhas de trigo
Essência de baunilha a gosto

Cobertura

400 gr de goiabada cortada em fatias finas

100 gr de manteiga gelada picada em cubos
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo
Canela a gosto

Preparo

Em uma tigela coloque o leite  fermento e dissolva. Acrescente o açúcar, margarina  e o ovo, e mexa até dissolver , em seguida vá acrescentando a farinha de trigo em aos poucos   e  misture até ficar uma massa lisa e homogênea, a massa fica com o aspecto pegajoso e mole, parece com ponto de bolo. Unte uma forma com manteiga e farinha de trigo , espalhe a massa em toda a forma de modo que fique uniforme, cubra com pano de prato e deixe descansar até a massa dobrar de volume, o tempo varia de 40 minutos a 1h30 ,em dias frios e aconselhável deixar em cima do fogão com o forno ligado. Enquanto isso, corte a goiabada em fatias finas. Reserve
Na mesma tigela da massa, acrescente todos os ingredientes da farofa e mexa com as pontas do dedo até ficar uma farofa úmida com pequenos grumos. Leve a geladeira enquanto a massa cresce. Com a massa crescida, acrescente a goiabada espalhando por toda forma e por cima espalhe a farofa.

Leve para assar, o forno nos primeiros 10 minutos deixo a 200° e após diminuo para 180° ou  160°, fica em torno de 30 minutos á 40 minutos, ou até a massa esteja assada e a farofa dourada. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...