Cabeçalho

23 de jun. de 2017

Como Reativar Kefir de Leite Desidratado





Quando receber seu kefir desidratado em casa via correio, o que você precisa fazer é:


O que fazer quando receber meu kefir desidratado?

Primeiro você vai separar os recipientes  que precisa ser usado para fazer o cultivo do kefir, que são pote de vidro, uma peneira de plastico e uma colher de inox ou colher   de plastico, um guardanapo de tecido, paninho fino, ou gaze.

Obs; Pode ser uma colher normal também, mas recomendo começar a usar desde o começo de plastico.

Porque usar recipiente de vidro?

Porque o vidro não solta substancias nocivas como os plásticos e os outros recipientes de alumínio, ferro ou cobre.

Se tenho que usar colher de plastico, porque algumas pessoas usam colher de inox?

O uso é por pouquíssimo tempo, somente para separar os grãos do liquido então não é prejudicial. E agora as colheres são de aço inoxidável, a chance de soltar algum resíduo é muito pequena.

Recebi kefir desidratado como reativar?

Este é o processo que uso, quando receber o seu kefir desidratado você nas primeiras 12 horas colocará o mesmo em 50 ml de água filtrada em temperatura ambiente para hidratar.

Caso não tenha água filtrada, pegue a água de torneira e ferva por 15 minutos e deixe esfriar completamente.

 Cubra o potinho com um tecido e coloque em um lugar fechado e longe dos insetos e formigas, para proteger das formigas, coloque o pote em um recipiente com água.

Depois das 12 horas descarte a água e coloque seu kefir em 50 ml de  leite em temperatura ambiente, e deixe por mais 12 horas, observe se o mesmo já começa a engrossar o leite, caso não engrosse nas primeiras 12 horas não se preocupe.

Depois de 12 horas no leite, descarte o liquido lave com água filtrada ou com leite  e novamente introduza no leite e deixe por mais 12 horas ou até perceber que o leite já esta cortado e com consistência grossa.

Faça esse processo até o seu Kefir reativar completamente, lembrando que os primeiros líquidos formados pelo kefir serão descartados.

O processo de reativação e descarte do liquido dura em torno de 4 dias, após esse tempo continue cuidando do seu kefir e já pode consumir o liquido formado, ele vai demorar a crescer, não desanime é assim mesmo.


Qual a quantidade de leite que posso usar?

Como o seu kefir terá uma quantidade de 1 colher sopa ou menos, coloque cerca de 50 a  100 ml, somente para cobrir.

Devo Lavar o meu kefir com água?

Olha quando eu comecei a utilizar o kefir, eu lavava sempre, mas depois de muito ler e pesquisar, só lavo agora duas vezes na semana. Não vejo diferença no crescimento se lavo ou não, os meus continuam crescendo sempre. Há diferença esta na perda da proteção e das bactérias do bem que o kefir produz que serve para matar as bactérias nocivas do nosso organismo.

Há uma grande divisão entre as pessoas que lavam o kefir e os que não lavam. Porque lavando - os retira o  Kefiran que é um protetor do kefir, ele é um gel gosmento, mas que só faz bem ao kefir, caso seja retirado darão lugar a outros organismos  nocivos.

Eu lavo duas vezes na semana, para retirar um pouco a acidez que fica no meu iogurte de kefir.

lembrando que quanto mais grãos de kefir mais acido será o seu iogurte.


Por quanto tempo devo fermentar o meu Kefir?

Você pode fermentar o kefir por

Como é a aparência do kefir fresco e do kefir desidratado?

A aparência do kefir fresco é branquinho.

Já o Kefir desidratado ele é bem amarelo, aqueles com cor mais acentuada é que foi desidratado por mais tempo, e aquele kefir que for um amarelo claro ficou menos tempo no processo de secagem.

Deixo abaixo duas Fotos do Kefir desidratado e do Kefir Fresco.


Kefir fresco



Kefir desidratado

27 comentários:

  1. Olá gostaria de saber se vc doa mudas de kefir desidratado, moro em imperatriz Maranhao e aqui não tem. Tenho uma filha de 3 anos que tem problema de ressecamento e depois de muito pesquisar descobrir que o kefir pode ajudar. Aguardo sua resposta ansiosa.

    ResponderExcluir
  2. Olá gostaria de saber se vc doa mudas de kefir desidratado, moro em imperatriz Maranhao e aqui não tem. Tenho uma filha de 3 anos que tem problema de ressecamento e depois de muito pesquisar descobrir que o kefir pode ajudar. Aguardo sua resposta ansiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu faço doação sim, mande um email para quantagordice@gmail.com, para mais detalhes.

      Att,

      Excluir
  3. O Kefir desidratado (e depois de reativado) e o Kefir fresco têm rigorosamente o mesmo efeito para o nosso organismo?Dito de outro modo,o desidratado não perde algumas propriedades?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...