Cabeçalho

24 de mai. de 2017

Entenda por que a aveia é considerada um “supergrão” e quais são suas vantagens para quem leva uma vida ativa










Mais nutritivo que outros grãos, o cereal fornece energia, aumentando a sensação de disposição. Consumo diário do grão também pode ajudar no gerenciamento do peso, redução de risco cardiovascular e no combate aos radicais livres  


As pessoas que ainda não consomem aveia diariamente têm um bom motivo para mudar seus hábitos. Além de ser saboroso e de fácil preparo, este “supergrão” oferece uma série de benefícios à saúde, como ajudar na redução do colesterol ruim, no aumento da saciedade, na redução do risco cardiovascular e no gerenciamento do peso. Além disso, uma série de estudos afirma que um dos principais diferenciais do cereal está na grande quantidade de fibras Beta-glucana, que permite com que a energia seja “liberada” no organismo gradualmente, dando uma sensação de disposição por mais tempo, ideal para aqueles que possuem uma rotina mais agitada e querem mais vitalidade para o seu dia.

Versátil, o uso da aveia vai muito além do mingau ou do uso “polvilhado” sobre as frutas, podendo também substituir outros ingredientes menos nutritivos, como a farinha branca, no preparo de massas, pães e afins. Além disso, o fato do grão de aveia poder ser consumido como farinha, em flocos (finos ou regulares), ou até mesmo como farelo, possibilita o preparo de uma infinidade de receitas práticas e nutritivas.

A aveia em flocos, por exemplo, concentra todos os elementos nutricionais do grão, enquanto a versão “farelo” oferece uma quantidade mais elevada de fibras, uma vez que ela deriva apenas da casca do cereal. A farinha de aveia possui menor teor de fibras, mas garante os principais nutrientes presentes na aveia, como vitaminas do complexo B, minerais e fitoquímicos.  

Outo fato ainda desconhecido por muitos consumidores é sobre a superioridade nutricional da aveia em comparação a outros grãos integrais “da moda”, como por exemplo a quinoa e o amaranto.  A oferta de nutrientes em maior abundância como proteínas e fibras, sendo alguns deles encontrados exclusivamente no cereal (a própria Beta-glucana), torna o grão um forte aliado na dieta de pessoas empenhadas em manter uma rotina mais saudável e equilibrada.

A camada externa do grão, por exemplo, concentra mais fibra Beta-Glucana, vitaminas do complexo B e minerais essenciais, como o potássio, magnésio, ferro, fósforo e zinco. Entretanto, é na parte interna do cereal, conhecida como endosperma, onde se encontra a maior parte de carboidratos e proteínas. Já o gérmen da aveia, por sua vez, funciona como uma espécie de “armazém” de vitaminas B e E, minerais, além de fitoquímicos antioxidantes, como as avenantramidas, existentes apenas na aveia, flavonoides e tocoferol, que retardam o envelhecimento.






Conheça todos os principais benefícios obtidos com a inclusão da  aveia na alimentação

Para o bem estar - Densidade de nutrientes: O consumo diário de aminoácidos, como triptofano e metionina, é essencial, pois eles estão relacionados com a melhora do sono e humor. Esses aminoácidos não são produzidos pelo corpo, sendo necessário obtê-los através da alimentação. Ao contrário da maioria dos grãos, a aveia apresenta boa concentração desses nutrientes.

Contra radicais livres - Potencial Antioxidante: A aveia é o único cereal na natureza que contém avenantramidas, um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, auxiliando na desaceleração do envelhecimento precoce, contando também com função anti-inflamatória.  O elemento age em conjunto com outros compostos fenólipos presentes na casca, como ácidos ferúlicos, caféicos e fíticos.

Para gerenciar o peso - Potencial de saciedade: Graças à grande quantidade de Beta-glucanas, sempre que ingerida, a aveia contribui para controlar a glicemia e proporciona uma sensação de saciedade maior do que outros cereais com menor teor de fibras solúveis, ajudando no controle do peso.

Para cuidar do coração – Potencial para reduzir o colesterol: Para a prevenção de doenças cardiovasculares, a FDA e a ANVISA recomendam uma dose diária de três gramas de fibra Beta-glucana, que podem ser obtidas com a ingestão de 40 gramas de aveia Oat Bran, o que equivale a aproximadamente quatro colheres de sopa. Essa alegação só está aprovada para a Beta-glucana presente na aveia, que apresenta grandes quantidades dessa fibra solúvel. A recomendação é baseada em pesquisas que apontam que essa fibra ajuda na redução da absorção do colesterol ruim pelo organismo.

Para se sentir mais leve – Potencial para auxiliar na função intestinal: Ingerindo duas colheres de sopa de aveia diariamente, as pessoas consomem o equivalente a 12% das fibras necessárias no dia. O hábito de consumir o supergrão, rico em fibras Beta-glucana, auxilia na função intestinal, proporcionando assim mais leveza e disposição para as tarefas do dia a dia.


SOBRE A PEPSICO

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. A PepsiCo teve uma receita líquida de mais de US$ 66 bilhões em 2014, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas, que inclui as marcas FRITO – LAY®, GATORADE®  , PEPSI-COLA®, QUAKER® e TROPICANA®. O portfólio de produtos da PepsiCo possui uma grande variedade de alimentos ​​e bebidas saborosos, incluindo 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas estimadas anualmente no varejo.

No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais companhias de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e reconhecidas como QUAKER® (cereais, barras de cereais e biscoitos), TODDY® (achocolatado em pó, achocolatado pronto para beber e biscoitos), MÁGICO® (achocolatado em pó), TODDYNHO® (achocolatado pronto para beber), ELMA CHIPS® (pipoca, amendoins, snacks a base de trigo) , LUCKY®, TORCIDA®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS® e FOFURA® (snacks), EQLIBRI™MABEL® (biscoitos), GATORADE® (bebidas esportivas), LIPTON® Ice Tea (chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO® e TROP COCO® (água de coco), H2OH!® e PEPSI-COLA® (bebidas com gás), HELLO BY H2OH!™ (bebida saborizada sem gás) e DRINKFINITY® (sistema de hidratação portátil e pessoal).

 No total, a companhia conta com 16 plantas e mais de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de cerca de 14 mil funcionários que já elegeram a empresa por 13 vezes como uma das melhores para trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA – USP). Desde 1997, a companhia mantém estreita parceria com a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI®, H2OH!®, HELLO BY H2OH!™, GATORADE® E LIPTON® Ice Tea aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.

No coração da PepsiCo está a Performance com Propósito - nosso objetivo de entregar uma performance financeira ainda melhor e, ao mesmo tempo, criar um crescimento sustentável e  valor para os acionistas. Na prática, a Performance com Propósito significa fornecer uma ampla gama de alimentos e bebidas que vão desde os produtos mais saborosos até os mais saudáveis; encontrar formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente e reduzir os custos operacionais; proporcionar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos funcionários a nível mundial; e respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde atuamos.

Para saber mais sobre a PepsiCo no mundo, acesse www.pepsico.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...