Cabeçalho

19 de dez. de 2014

Russian Grandmothers' Apple pie-cake - Torta de Maça





Mais um desafio Dorie ás Sextas, desta vez esta torta de maça que quando vi já providenciei todos os ingredientes e fiz uma semana antes da data de postagem do desafio desta vez me superei são ingredientes simples que encontramos facilmente em nossa dispensa

Para a massa

225 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 xícara   de açúcar
2 ovos grandes
1 colher de sopa de fermento
1/2 colher de chá de sal
Sumo de 1 limão
3 1/4 - 3 1/2 xícara de farinha

Para as maçãs

10 maçãs médias (Fuji, Red Delicious, ou uma mistura de ambas)
Sumo de limão
1 chávena de passas
1/4 xícara de açúcar
1 1/4 colheres de chá de canela em pó
Açúcar pouco refinado para decorar

Preparo

Com a batedeira de pé ou a manual bater a manteiga com o açúcar até ficar suave, durante cerca de 2 minutos. Juntar os ovos até a mistura estar leve e fofa, durante cerca de 3 minutos. Reduzir a velocidade para o mínimo, juntar fermento e o sal e misturar. Juntar o sumo de limão. A mistura vai talhar, mas não há problema. Ainda com a velocidade baixa, juntar aos poucos 3 1/4 xícara de farinha até ficar incorporada, raspando a taça sempre que necessário. A massa vai ficar relativamente mole, mas se ficar muito líquida, deve juntar-se o restante 1/4 de xícara de farinha. Quando estiver tudo devidamente misturado, a massa não vai agarrar-se às pareces da taça. Colocá-la na superfície de trabalho, dividi-la ao meio e formar dois retângulos. Embrulhar em papel filme e refrigerar durante pelo menos duas horas ou até 3 dias. A massa pode ser congelada durante 2 meses.

Para as maçãs

Descascar e remover o centro das maçãs. Cortá-las em fatias finas e reservá-las numa taça com um pouco de sumo de limão. Juntar as passas. Misturar o açúcar com a canela e deitar sobre as maçãs, envolvendo-as bem na mistura. Provar um pedaço de maçã e juntar mais açúcar, canela e sumo de limão se necessário.

Para a torta

Centrar uma grade no forno e pré-aquecê-lo a 190ºC. Untar generosamente com manteiga um tabuleiro de 23 por 33 cm.
Tirar a massa da geladeira . Se estiver muito dura para estender, deixá-la durante 15 minutos à temperatura ambiente. Estendê-la entre folhas de papel vegetal  na bancada polvilhada com farinha até ficar com 6 milímetros de espessura e um pouco maior do que a forma. Forrar a forma com a massa, deixando-a sair por fora. Deitar a maçã e espalhá-la bem com as mãos. Estender o outro pedaço de massa, cobrir a maçã, cortar à medida e dobrar a parte de fora da massa por cima da cobertura de modo a vedar bem. Com uma faca afiada, fazer 6 a 8 aberturas para deixar sair o vapor. Pincelar com água e polvilhar com o açúcar. Levar ao forno durante 65-80 minutos ou até estar dourada e com a maçã a borbulhar pelas aberturas. Deixar descansar  e servir morna ou à temperatura ambiente.

Obs.

A massa é maravilhosa á tempos procurava uma receita para experimentar que tivesse sabor, textura, leveza,  e que fosse de fácil preparo, neste aspecto ela é perfeita e casa bem como massa para  torta de morango ou limão já estou a bolar uma receita para o natal com morangos.
Agora a parte que necessito trabalhar e aperfeiçoar, usei a medida certa de farinha e mesmo assim não consegui trabalhar com ela de modo que se quebrava facilmente ao deitar na forma mas utilizei o meu truque fui colocando pequenos pedaços em toda superfície da forma como sempre faço com outras massas de tortas que já experimentei, também tinha pouca farinha em casa, por isso já providenciei farinha suficiente para a próxima fornada.

Agora vamos falar da parte principal o recheio, não foi satisfatório acho que coloquei muito sumo de limão ficou azedinho, e as maças ficaram crocantes não cozinhou suficiente, o que pode ter acontecido tirei antes do forno quando vi que já estava dourando retirei e acho que isso pecou um pouco.

No mais a receita é perfeita só preciso acertar o ponto.

Fiz a receita da massa completa, mas utilizei uma forma de tamanho 17 o restante da massa que sobrou congelei, ainda sobrou um pouco da massa que fiz uma mini torta, a receita do recheio utilizei apenas 4 maças cortadas finamente e coloquei um pouco de coco fresco junto.
Não cheguei untar a forma, já tem manteiga suficiente e desenformei sem nenhum problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...