Cabeçalho

8 de nov de 2014

Biscoitos de batata doce - Sweet potato biscuits


Participo de um grupo que propõe duas vezes por mês fazer uma receita do livro baking de Dorie Greenspan, o grupo chama - se Dorie ás Sextas, e esta é minha primeira participação com biscoitos de batata doce, minha impressão sobre os biscoitos, não sei se deixei pouco tempo no forno mais ficaram moles não tem o sabor marcante a massa fica um pouco elástica, mas depois de pronta o resultado não é tão ruim, ficou bom mesmo no dia seguinte mas não é uma das melhores receitas que fiz, bem é isso.
Abaixo deixo o link do grupo para quem quiser conhecer e participar dos desafios, Dorie ás Sextas




Ingredientes

2 xícaras de farinha
1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de sal
1 pitada de canela ou de noz moscada (opcional)
2 colheres de sopa rasas de açúcar amarelo
90 gramas de manteiga cortada em pedaços
1 xícaras de puré de batata doce* (ou ínhame)

Preparo 

*no original são pedidas 2 latas de 425 gramas de batata doce (nunca vi à venda), mas a Dorie sugere e alternativa o uso da batata fresca, cozida e em puré, ou ínhame.
Centrar uma grade no forno e pré-aquecê-lo a 220ºC. Escolher um cortador de bolachas redondo entre 5 e 5,7 centímetros e forrar um tabuleiro com papel vegetal ou com um tapete de silicone.
Misturar a farinha, o fermento, o sal e a canela ou noz-moscada numa taça. Juntar o açúcar e mexer bem, de modo a que não haja torrões. Juntar os pedaços de manteiga, misturá-los com a farinha e, com os dedos ou com o processador de alimentos, transformar a manteiga pedaços entre o tamanho de uma ervilha e de flocos de aveia. Juntar puré de batata e, com um garfo, misturar os ingredientes com cuidado até formar uma massa suave. Mantendo a massa na taça, amassá-la muito ligeiramente com as mãos, dando-lhe cerca de 3 ou 4 voltas apenas, de modo a ficar uniforme.
Polvilhar levemente com farinha uma superfície de trabalho, deitar a massa, polvilhá-la também com um pouco de farinha e espalmá-la com as mãos ou estendê-la com um rolo até uma espessura de 1,25 cm. É importante não trabalhar excessivamente a massa.
Cortar tantos bolinhos quanto for possível, de modo a aproveitar ao máximo a massa (numa segunda rodada de corte, já não ficarão tão leves, pelo que a massa deverá ser trabalhada o mínimo possível). Transferí-los para o tabuleiro e levar ao forno entre 14 e 18 minutos, até estarem altos e bem dourados. Deixar arrefecer entre 10-15 minutos antes de servir.

*Esta receita é do  livro baking de Dorie Greenspan


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...