Cabeçalho

2 de ago de 2017

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA PODE CONTRIBUIR NO COMBATE AO ESTRESSE

A ingestão de alimentos específicos gera bom humor, sensação de prazer e auxilia significativamente contra o estresse 

Nos dias atuais, cada vez mais crescem as maratonas de exigências e metas profissionais, ocasionando um elevado índice de fadiga corporal advindo do estresse. Isso ocorre, pois o estresse é um aglomerado de reações fisiológicas, que em excesso, leva a um desequilíbrio de todo o organismo. Geralmente ele é uma resposta física ao desgaste mental, jornada de trabalho excessiva, sobrecarga de tarefas e preocupações do dia a dia. A complicação pode gerar problemas de saúde intensos, acarretando desde sintomas gastrointestinais, queda de cabelo e até dores pelo corpo.       
Uma alimentação equilibrada pode contribuir no combate a este mal, que atinge um número cada vez maior de pessoas. Existem alguns alimentos que diminuem a produção de radicais livres por possuírem antioxidantes, fundamentais no combate ao estresse. Além de alimentos ricos em substâncias precursoras de neurotransmissores como a serotonina, responsável pelo bom humor e sensação de prazer.    
É importante salientar também, que os maus hábitos alimentares, como ingestão excessiva de cafeína e alimentos muito estimulantes, além de açúcar, sal, e produtos refinados pode agravar o estresse no organismo.            

Abaixo alguns alimentos que auxiliam significativamente na luta contra o estresse:
  • Castanha do Pará, amêndoa: Ricas em magnésio e selênio, minerais importantes no combate ao estresse.
  • Banana: rica em magnésio e vitamina B6, minerais que ajudam na produção de neurotransmissores que diminuem a ansiedade. Também contém triptofano que estimula a produção de serotonina.
  • Feijão, lentilha: possuem magnésio e cálcio, além de serem ricos em triptofano, promovem a produção de serotonina.
  • Aipo: Quatro talos ao dia ajudam a reduzir a liberação do hormônio que causa o estresse. O Aipo também possui niacinamida que promove o relaxamento.
  • Abacate: contém ácido fólico, ferro, magnésio, potássio e vitaminas B3, B6, C e E, auxilia no controle da ansiedade.
  • Maracujá: o chá de maracujá e as folhas da fruta são ricos em vitamina C e também em compostos químicos chamados flavonoides, que ajudam a acalmar o sistema nervoso central.
  • Alface: possui uma substância chamada lactucina, que tem propriedades calmantes, usada às vezes até como sedativos.
  • Brócolis: ajuda no combate à depressão e é rico em ácido fólico, muito importante para ajudar no bom funcionamento das células.
  • Peixes e frutos do mar: os alimentos contêm zinco e selênio, principais componentes para diminuir a ansiedade.
Opte sempre por uma alimentação equilibrada e saudável, pois ela melhora as atividades orgânicas, favorecendo um bom funcionamento de todo o corpo e mente. Estas são as orientações da equipe de nutrição do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA.

5 comentários:

  1. Confesso que tenho tentado manter uma alimentação equilibrada, mesmo com alguns deslizes...rsrsrs.
    Muito interessante seu post, adorei!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rachel que bom te ver por aqui, eu que te acompanhava antes mesmo de ter o blog e vc agora aqui me prestigiando com sua presença, eu tbm vivo numa vai e vem de deslizes mas um dia eu chego lá. Bjus.

      Excluir
  2. Que post interessante,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...